Saúde

Pesquisadores relacionam baixo peso de bebês prematuros ao desenvolvimento do autismo

Avalie esta notícia:

prematuro , por portalgestante.blogspot.comBebês prematuros são cinco vezes mais prováveis de desenvolver autismo do que crianças nascidas com peso normal, de acordo com um novo estudo longitudinal que acompanhou crianças por 21 anos.

Pesquisadores do autismo, da escola de enfermagem da Universidade da Pensilvânia, concluíram com pesquisa realizada em bebês prematuros das cidades de Middlesex, Monmouth e Nova Jersey (todas no EUA) que o peso pode influenciar como fator de risco para o espectro do autismo. Os bebês prematuros pesquisados pesavam em média de 500-2000 gramas.

"Com a melhoria da taxa de sobrevivência de bebês menores e imaturos, os sobreviventes representam um novo desafio para saúde pública", escreveu a autora do estudo Jennifer Pinto-Martin, diretora do Centro de desenvolvimento em pesquisa e epidemiologia em autismo e outras deficiências. "O estudo sugere que o baixo peso ao nascer pode ser um fator de risco para transtorno do espectro do autismo".

Ligações entre o baixo peso ao nascer e uma série de problemas motores e cognitivos já têm sido estudadas e estabelecidas há algum tempo, mas este é o primeiro estudo que estabelece que essas crianças também correm o maior risco do desenvolvimento do autismo. "Os problemas cognitivos nessas crianças pode mascarar o autismo subjacente", disse Pinto-Martin. "Se houver suspeita de autismo, os pais devem procurar uma avaliação para o Transtorno do espectro do autismo (TEA). Já que a intervenção precoce melhora os resultados a longo prazo e pode ajudar essas crianças tanto na escola como em casa”.

A próxima pesquisa será em relação às possíveis ligações entre hemorragia cerebral, uma complicação do parto prematuro, e a sua relação com o autismo, através de ultra-sons cerebrais dos recém nascidos. O atual estudo foi financiado com 3 milhões de dólares pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos.

Fonte: Psych Central

Deixe seu comentário sobre esta notícia: